quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Páginas de Chegada - Landing Pages

Páginas de Chegada – ou Landing Pages - são as páginas nas quais os visitantes, compradores e especificadores vão “pousar” dentro de um website após clicar em um link externo que foi exibido em um resultado de busca, link patrocinado (1) ou website.

Normalmente essas páginas de chegada não são a home page, mas sim páginas de conteúdo, páginas que ofereçam informações sobre produtos ou serviços da empresa, aonde o comprador possa encontrar diretamente a informação que procura.

Noventa por cento do esforço de otimização e desenvolvimento de um website deve ser aplicado às páginas de chegada. Elas é que vão fazer com que compradores se tornem clientes, que decidam pela compra de um produto ou serviço.

Portanto, o primeiro passo para desenvolver páginas de chegadas eficientes é se colocar na pele de um comprador ou especificador que esta navegando pela Internet procurando produtos e serviços. Se você estivesse procurando fornecedores de algum produto ou serviço, que tipo de informação você gostaria de ver na página de chegada de uma empresa? Que tipo de página de chegada ou informação contida nela o levaria a consultar uma empresa para ser seu fornecedor?

Páginas de chegada devem ser desenvolvidas para responder essas perguntas e principalmente para mostrar ao comprador que essa empresa preenche todos os requisitos para ser um fornecedor e resolver o seu problema, atender as suas necessidades.

O objetivo será sempre esse, oferecer a informação que o comprador procura, com a melhor qualidade e da maneira mais clara e fácil possível. Para isso, procure utilizar elementos exclusivos, relevantes e informativos. E cada página de chegada sempre tem que ter um objetivo claro, um “gol” que deve ser atingido por um visitante. Esse gol pode ser o preenchimento de um formulário de cotação, a compra de um produto, ou o download de um catálogo, entre outros. Não importa qual seja o objetivo, o importante é que ele seja perseguido durante todo o tempo que o visitante permanecer na página de chegada.

O que funciona para uma página de chegada pode não funcionar para outra. Cada página de chegada é única, pois a informação é única e o objetivo, o gol, também. Mas existem alguns conceitos que normalmente devem ser levados em conta na construção de páginas de chegada eficiente:

A mensagem:
* É o elemento mais importante a ser considerado. Ela deve ser clara, objetiva e informativa;
* Use títulos, cabeçalhos e descrições para comunicar claramente ao visitante o que sua empresa faz e como faz.
* Utilize imagens e fotos nítidas dos produtos e serviços oferecidos.

Navegação:
* Tenha certeza de utilizar uma navegação fácil e passível de buscas;
* Tenha certeza que os visitantes poderão facilmente encontrar o que procuram;
* Informações adicionais, complementares ao que está sendo exibido, devem ser facilmente localizadas e acessadas;
* Utilize links diretos para encorajar o visitante a tomar uma ação que atinja o objetivo da página de chegada, como por exemplo “Assine já”, “Compre aqui”, “Solicite cotação”, etc.

Ofertas Especiais:
* Sempre apresente com destaque qualquer oferta especial que exista para o produto ou serviço em questão;
* Ofereça ao visitante qualquer informação adicional sobre o produto ou serviço. Lembre-se que visitantes procuram informação.Objetivo da página de chegada:
* Facilite ao visitante encontrar o link para atingir o objetivo da página de chegada, quer seja um formulário de cotação ou um carrinho de compras;
* Descreva claramente qual a vantagem do visitante em clicar nesses links. O que ele pode ganhar preenchendo uma cotação ou quando irá receber o produto inserido no carrinho de compras.

Mídia Interativa e Imagens:
* Qualquer tipo de informação complementar pode ser decisivo na escolha do visitante.
* Essa informação pode ser um vídeo do produto em funcionamento, uma seqüência de fotos do produto em vários ângulos, tabelas comparativas com concorrentes, etc.
* O cuidado aqui é para não poluir demais a página e desviar a atenção do visitante das informações realmente relevantes que o levariam ao gol.

Testar diferentes páginas de chegada com diferentes conteúdos é fundamental para reter visitantes e converter em clientes. É importante testar páginas de chegada em ambiente real. Retorno sobre o investimento é mais importante que qualquer técnica ou desenvolvimento de páginas de chegada. Portanto, se uma página de chegada não estiver dando resultado, por mais bem que ela tenha sido construída, retire do ar e desenhe novamente.

(1) Link Patrocinado: Ou Link Pago, é um formato de anúncio publicitário veiculado na Internet.

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