terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Siglas do Mundo Corporativo...

Galera, alguns temas costumam aparecer, vez ou outra, e ficamos um pouco fora do contexto quando não sabemos o significado, assim como certa vez apareceu o tema sine qua non (“sem o qual não”) outros podem aparecer.

Você já ouviu falar do termo CEO utilizado a executivos?

Mundo Corporativo: você realmente sabe o que significa CEO?
Coaching, turnover e networking são somente alguns exemplos de termos em inglês que já invadiram o mundo corporativo brasileiro há muito tempo.
São Paulo/SP - No entanto, agora a moda é outra: a denominação CEO, que já está presente na maioria das empresas. Diante disso, faz-se necessário saber à risca o que ela significa. Você consegue defini-la?

O que é CEO?
A sigla significa chief executive officer que é, nada mais nada menos, do que o diretor geral da empresa. É o cargo mais alto e que tem maior relevância na hora de fazer decisões finais.

É chamado também de presidente, principal executivo e outros. Quando existe um presidente e um CEO na mesma empresa, porém, o primeiro se torna o mais importante e suas decisões devem ser as mais respeitadas.

Outras siglasAlém de CEO, outros cargos também passaram a ter definições em inglês. Elas estão disseminadas pelas grandes e pequenas organizações, seja para indicar o quanto uma posição é importante dentro e fora da empresa ou simplesmente para ganhar status.

Para que você não fique perdido diante de tantas siglas, veja abaixo algumas delas e seus significados.

COO - Chief Operanting Officer: executivos chefes de operações, geralmente o "braço direito" do CEO.
CFO - Chief Financial Officer: diretor de finanças da empresa.
CHRO - Chief Human Resources Officer: diretor de recursos humanos.
CIO - Chief Information/Imagination Officer: responsável pelo planejamento tecnológico e promotor da criatividade pessoal.
CTO - Chief Technology Officer: responsável pela criação da infra-estrutura tecnológica.
CKO - Chief Knowledge Officer: responsável por administrar o capital intelectual.
CRO - Chief Risk Officer: responsável por gerenciar os riscos financeiros, as estratégias de negócio, a concorrência e a legislação.
CMO - Chief Marketing Officer: diretor de marketing.

Outros termos
Além da infinidade de siglas para determinar todos os cargos de chefia, existem também outras palavras bastante usadas no mundo corporativo, como:
chairman: referente ao presidente do conselho, e country manager: que diz respeito ao diretor geral do país.

Fonte: InfoMoney
Origem: Notícias
Data: 03/10/2007

Nenhum comentário: